quinta-feira, 17 de maio de 2012

No Dia Internacional de Combate à Homofobia e Transfobia,saiba quais são as celebridade que apoiam os LGBTs






No dia 17 maio, em todo o mundo, é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia. A data marca o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 1990, tirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. Mas em muitos países, membros das Nações Unidas, o homossexualismo continua visto com preconceito e sem nenhuma tolerância.
De acordo com o relatório "Homofobia de Estado", da Associação Internacional de Lésbicas e Gays (ILGA, sigla em inglês), pelo menos 85 Estados membros das Nações Unidas criminalizam os atos sexuais entre pessoas adultas do mesmo sexo com mútuo consentimento, promovendo, assim, de maneira institucional uma cultura do ódio.
Os castigos são: multas, agressões físicas, prisão perpétua e pena de morte. No Afeganistão, na Arábia Saudita e no Irã, são aplicadas as penas mais severas, como a pena de morte. Os códigos penais de 91 dos países membros se referem à homossexualidade como um "ato contra a natureza".
No México - onde o dia internacional foi declarado em 2006 -, uma pesquisa feita pelo Instituto Federal Eleitoral, em 2001, mostrou que 66% da população não aceitaria dividir o teto com um homossexual. No país, anualmente são cometidos dezenas de assassinatos que têm a homofobia como razão.


Embora as pessoas homossexuais sofram muitas discriminações, a maioria dos países - especialmente na Europa - tem legislação que pune essa prática. A homofobia, ou a aversão obsessiva contra as pessoas homossexuais, é castigada por lei. Além disso, em muitos países já há legislação para oficializar relações homossexuais.
Para ILGA, o reconhecimento das minorias sexuais como parte integrante da sociedade e o reconhecimento da igualdade de seus direitos humanos "contribuirá para que se aprenda a viver juntos, e definitivamente, a aprendizagem da democracia".


Para lembrar essa data tão especial para a comunidade LGBT,O Giselle Ásthon News lembra algumas personalidades do mundo artístico e político que de alguma forma  contribuem por um mundo sem  HOMOFOBIA e TRANSFOBIA



Madonna

Não é de hoje que a rainha do pop atua como a porta-voz da comunidade LGBT.Além de ter doado milhões em prol da igualdade de direitos para a comunidade colorida ,a popstar está sempre passando uma mensagem quer seja através de suas músicas e vídeos ou até mesmo em seus figurinos e discursos.




Ricky Martin
O astro latino surpreendeu o mundo ao se assumir homossexual há alguns anos e desde então tem se engajado em campanhas e eventos contra a homofobia ,como no encontro pró-LGBT em que estava presente o presidente Barack Obama.


“Demorou um tempo, mas eu estou aqui hoje e quero dizer

 que desejo somar minha voz à de vocês. E que eu sou muito

 feliz de fazer parte dessa comunidade.”




George Clooney 

Ativista notório,o ator já destinou alguns milhões  para programas em prol da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. 


"Acho que são divertidos, mas a última coisa que eu farei é ficar andando pra cima e pra baixo dizendo que isso é mentira. Isso seria injusto e cruel com meus bons amigos da comunidade gay. Eu não vou permitir que façam parecer que ser gay é uma coisa má, ou errada. A quem incomoda o fato de alguém ser gay? Eu estarei morto há muito tempo e as pessoas continuarão dizendo que eu era gay. Não me importo".




Daniel Radcliffe

O astro da saga Harry Potter , além de emprestar sua imagem à campanha pra combater o bullyng  contra adolescentes homossexuais nas escolas do mundo inteiro e doar mais de 25 milhões de libras para a causa ,declarou publicamente que abomina esse comportamento. É uma das celebridades que mais contribui para a causa,tendo ganhado vários prêmios humanitários.


“Eu abomino a homofobia. É nojento e animal e estúpido e é coisa de gente rude que não consegue enxergar em sua volta e se sentem com medo. Eu cresci no meio de gays. Fui o único garoto na minha sala que sabia o que era isso”







Lady Gaga

A popstar americana é a fundadora da Associação contra o Suicídio de Homossexuais,a Born This Way Fundation,que é comandada pela mãe dela ,Cynthia Germanotta.
A Associação abriga homossexuais expulsos de casa por pais homofóbicos e promove cursos de carreira além de acompanhamento psicológico.  









Barack Obama
O atual presidente dos Estados Unidos e atual candidato à reeleição pelo partido Democrata declarou-se recentemente  a favor do casamento gay e isso lhe rendeu além do apoio da comunidade LGBT daquele país ,a capa de revista,onde o título o consagra "O primeiro presidente gay"




 Lula


Foi na sua gestão,em 2010, que o  ex presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou e instituiu o dia 17 de Maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. Sendo essa a maior contribuição do político para a comunidade LGBT



Marta Suplicy 

A senadora e ex-prefeita da maior cidade da América do Sul,é ,sem dúvidas ,uma das principais militantes em prol da causa LGBT ,tendo conseguido alguns projetos em benefício da comunidade. 
Marta está sempre presente nos eventos pró-LGBT. Sendo considerada uma das madrinhas da Parada do Orgulho Gay de São Paulo,a maior do mundo.




Jean Wyllys


Eleito pelo Rio de Janeiro, o Deputado Federal  nascido na Bahia, é hoje uma das principais vozes na luta contra a intolerância a Lésbicas,Gays,Bissexuais e Trans.
Com uma postura exemplar e bastante empenho ,Jean consegue articular e criar políticas públicas em benefício dessa minoria. O político,que é homossexual assumido se tornou referência,sendo uma das personalidades gays mais inteligentes e marcantes da história.






Pra finalizar ,quero desejar à todos um dia de muita consciência ,reflexão e força. 
E que ,através da educação possamos fortalecer cada vez mais nossa CAMPANHA,até um dia erradicar esse câncer chamado HOMOFOBIA das entranhas da HUMANIDADE.


Leiam o poema que fiz em homenagem à esse data especial.


> NÃO FRAQUEJE DIANTE DO PRECONCEITO,POIS O MUNDO TAMBÉM É SEU DE DIREITO,FELICIDADE,QUEM NÃO ALMEJA? NÃO SE TRANQUE NO ARMÁRIO,SEJA! <













Nenhum comentário:

Postar um comentário