terça-feira, 10 de abril de 2012

A novela global Avenida Brasil vai abordar a homofobia no mundo do futebol




“Não é bom fazer negócio com judeus”. “Mulher nunca sabe dirigir”. “Gays não servem para serem soldados do exército”. “Os negros não se sobressaem nos estudos acadêmicos”. Estes sensos comuns acima partem de uma experiência que não é completa e profunda em suas colocações e por acabarem se tornando pseudo verdades universais, muitos grupos e minorias se sentem delimitados em suas diversas formas de atuar como seres humanos. Parece que são incapazes de realizar certos ofícios ou não são confiáveis para tal.
Uma destas “míticas” se refere aos homossexuais e o futebol. Como o esporte se tornou um espécie de emblema da masculinidade (que uma grande maioria confunde como oposição à homossexualidade),  o selo ISO de macheza de muitos, o terreno ficou impróprio para os gays. É claro que existe muitos homossexuais que execram o universo das chuteiras, mas isto não significa nem unanimidade nem maioria absoluta. Muitos gays estão presentes dentro dos campos e das arquibancadas. Claro, de forma silenciosa infelizmente para não romper com um grande tabu da nossa sociedade: gays não servem em nada para o esporte que apaixona de Nelson Rodrigues a Xico Sá. Será?

Volta e meio surgem boatos de jogadores de futebol que transaram com outros homens, sempre de forma enrustida. O filme “Asa Branca, um Sonho Brasileiro”, dirigido por Djalma Limongi Batista, em 1980, foi um dos raros momentos que esta discussão foi colocada para a cultura de massa. Agora, “Avenida Brasil”, a novela das 21h de João Emanuel Carneiro, pretende retomar este tema. Roniquito (Daniel Rocha) será um jogador gay que, para agradar seu pai Diógenes (Otávio Augusto), faz parte do time Divino Futebol Clube. Nele, o jogador irá conhecer depois de um tempo Leandro (Thiago Martins), que entra para o time. Os dois acabam ficando muito próximos.

Como novela é uma obra em aberto e Roniquito ainda não decolou na trama, vamos ver que rumo esta discussão, que pode ser bem promissora, pode tomar. Pois não é só para o tabu que gays não podem estar no meio fiutebolístico, ela pode ser libertadora também para héteros que desejam ser bailarinos ou cabeleireiros sem precisarem passar pela pergunta sobre sua sexualidade, como se este fator alterasse o talento de alguém. 


Será interessante observar essa nova abordagem da homosexualidade no horário nobre,pois ,apesar de Aguinaldo Silva ter  criado o Crô (personagem mais marcante de Fina Estampa) , o texto de João Emanuel Carneiro parece ter uma  outra atmosfera,mais séria,mais intensa,como costumam ser aliás todas as tramas que ele escreve. 
Embora haja quem critique a forma como o escritor (assumidamente gay) Aguinaldo Silva expôs esse tema,reprovando a forma "caricata" com a qual personagens como o Crô vendem o gay brasileiro,eu discordo em alguns aspectos. Pois é assim que muitos gays nessa sociedade mascarada acabam fazendo para se sobressair aos preconceitos , isso não é uma lenda,é fato. 
Antes de me assumir transexual ,eu sempre senti que precisava vestir um  personagem para ser bem quista pelas pessoas que me cercavam no mercado de trabalho. Essa pressão realmente existe,embora esteja na hora de mudar. Por isso acho fundamental que se mostre as várias realidades. Agora é a vez das pessoas que se divertiram com o Crô ,tentarem compreender e aceitar o Roniquito.
Inclusive , se o gay ou a transexual for inteligente,a "caricatura" e o "humor" podem ser armas poderosas a seu favor.Basa saber manuseá-los. Mas se não souberem lidar com isso (como infelizmente acontece com a maioria que usa desse artifício) podem comprometer seriamente suas reputações e ajudar a prejudicar a imagem do LGBT .

>PRONTO,FALEI<


2 comentários:

  1. Adorei a matéria.
    Com um grande esforço das pessoas envolvidas, e da mídia de certa forma, as coisas andam mudando um pouco. Devagar convenhamos, mas ultimamente o tema esta mais em discursao e mais resultados, ainda que minúsculos estao aparecendo. Alguns direitos sao reconhecidos, algumas causas ganha em justiça... E sites como o seu sao fundamentais para criar e mudar opnioes. Parabens pelo trabalho tao bem desenvolvido!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito importante expandir conhecimento(de quem aliás passa na pele) sobre esse universo para que,combatendo à ignorância,possamos ser mais compreendidas e principalmente respeitadas
    Fico muito (e sempre) agradecida com seu carinho,atenção e presença aqui nesse cantinho que é só nosso.

    ResponderExcluir